Hooks In You – O making of do clip

Estou abrindo este espaço para a primeira colaboração do blog. Tim Glasswell é o proprietário do site inglês The Rainbow Room, dedicado ao Europeans e ao How We Live, bandas do Steve Hogarth pré-Marillion. Além de informações detalhadas sobre a carreira do vocalista antes de se juntar à banda, Tim solta algumas informações e artigos interessantes sobre os primórdios do Marillion com Hogarth.

Um destes artigos , publicado no fim do ano passado, reúne todos os acontecimentos da filmagem do clip de “Hooks In You”, o primeiro da banda com Steve Hogarth. Com a devida autorização do autor, eu estou publicando aqui uma versão traduzida para o português. Divirtam-se.

Obs.: No final do texto, coloquei algumas notas explicativas de algumas passagens do texto, por envolverem pessoas e acontecimentos de conhecimento do público inglês, mas não do brasileiro. No texto, elas estão marcadas com um número entre parênteses, para facilitar a referência ao final de tudo.

No dia 1º de Agosto de 1989, o Marillion filmou o clip de “Hooks In You”, na Brixton Academy de Londres. Tirando os poucos sortudos que que viram a curta performance da banda no pub Crooked Billet em Junho, foi a primeira oportunidade para que muitos fãs vissem o novo vocalista Steve Hogarth.

A canção, descrita pelo guitarrista Steve Rothery como um “pastiche de riff de heavy metal”, foi uma escolha esquisita para ser o primeiro single da volta da banda, e muitos nela ainda se arrependem da decisão. O tecladista Mark Kelly lembra: “quase qualquer outra música promoveria melhor o disco e a nova formação. Não é maravilhoso só perceber depois?”. Hogarth acredita que a música foi escolhida por ser “rocker”, e por sua força ao vivo, “algo primitivo para balancear com as coisas mais intrincadas e envolventes”.

Filmando o clip e mais nervosismo

O vídeo foi, principalmente uma performance como se fosse ao vivo da banda em frente a uma platéia de animados fãs do Marillion. Entre as tomadas da banda, foi colocada uma série de inserts (também filmados na Brixton Academy) com uma glamurosa mulher vestida de noiva, tentando colocar suas “garras” em Steve Hogarth. É tudo um pouco cafona, mas típico da época! Steve lembra: “minhas principais memórias são de uma modelo australiana muito bonita andando em um vestido de renda. Não sei o que aquilo tinha a ver com tudo, mas era o que tinha que se fazer nos anos 80!”.

Antes da apresentação, Steve estava sofrendo dos nervos: “estava em cima do palco, olhando os garotos vindo pelo corredor. Eu imaginava ‘O que eles vão pensar de mim?’ Sabia que se me aprofundasse, isso ficaria pior, em~toa não pensei mais no assunto! Para ser honesto, eu senti mais pressão das câmeras que do público – eu estava sob pressão para fazer tudo certo. Até hoje não sei se fiz!”.

“I Feel so Strange…”

“Eu era um desastre de nervos. Era a minha primeira vez em frente a 600 fãs de Marillion. O resto da banda já havia me passado a idéia (sobre os fãs), logo foi com um pouco de trepidação que subi naquele palco no início da filmagem. Eu pensei ‘bom, se eles vão me matar, então ao menos existem câmeras para testemunhar todo o evento.’”

Steve não deveria se preocupar, considerando que o publico estava realmente cantando seu nome enquanto ele entrava no palco: “eu pensei que eles estavam cantando para o Steve Rothery. Eu fiquei abismado. Eles realmente me receberam de braços abertos, o que diz muito sobre o calor destas pessoas. Eles foram adoráveis.”


Os fãs

Por volta de 600 pessoas receberam 6 libras cada, e se colocaram em fila do lado de fora da Brixton Academy por toda a tarde. Perto das 20:00, a entrada dos extras para o salão principal do local foi permitida. Camisetas especiais com o tema de “Hooks in You” foram feitas e estavam disponíveis no hall. Escrevendo para o fanzine The Web, Shaun Ryan disse que era “uma atmosfera de festa, de reunião. Não creio que alguém tenha ido embora desapontado.”

Steve estava espantado com a variedade dos fãs: “eu me lembro de olhar para a primeira fila para uma pessoa com uma camiseta do Iron Maiden, ao lado de outra com uma camiseta do Sugarcubes. Não me espanta que a mídia não nos entenda! Todos eles se divertiram e me fizeram sentir bem-vindo.”

Filmando o clip

Enquanto o público esperava a equipe se preparar, eles foram presenteados com um preview de canções do disco prestes a ser lançado, Seasons End. Mark Kelly dirigiu-se ao palco sob aplausos dos presentes:

“Boa tarde. Esta foi uma faixa do nosso novo disco. Infelizmente, não podemos tocá-la ao vivo porque atrapalharia a filmagem [o público vaia]. Desculpe por isto. Da próxima vez que vocês nos virem, ela será executada ao vivo. Vamos colocar para vocês mais algumas faixas deste disco, chamado Seasons End, e então vamos filmar o clip.”

A versão “Meaty Mix” de 12” de “Hooks In You” foi então mostrada para o público, para que se familiarizassem com a canção. Como ela foi tocada várias vezes durante o dia, os fãs já haviam ouvido a faixa algumas vezes pelas paredes, do lado de fora!

Logo, toda a banda apareceu no palco, para aplausos efusivos, e fez a primeira “mímica” para “Hooks In You”. Logo após, Steve Hogarth se apresentou aos fãs:

“Boa tarde. Prazer em conhecê-los. Isso é um pouco diferente, não é? Não é a coisa de verdade ou algo do tipo. Não estaremos na Inglaterra até Dezembro para nos apresentar de verdade, porque temos que ir a lugares que não são exatamente tão importantes quanto, e praticar! E fazer direito. Nós vamos fazer o vídeo mais uma vez agora e vou me calar!”.

Mark Kelly perguntou ao público “E agora, o que vocês acham do novo vocalista?” e os presentes responderam com entusiasmo.

A banda filmou a música ao menos uma dúzia de vezes, para obter material o suficiente para para a edição final. Durante a performance, o diretor Nick Morris gritava instruções para o público: “quero suas mãos no ar”, “agora pulando”, “as pessoas atrás podem fazer melhor que isso. Queremos ver todos vocês realmente curtindo!”, “vocês ainda têm alguma energia sobrando?”, “vocês estão se acumulando no fundo”, “estamos quase lá”. Antes de cada take, sirenes de alto volume soavam, marcando o início da música.

A grua sobrevoava, e todos faziam de tudo para que seus rostos e bandeiras e faixas aparecessem no vídeo. Entre takes, os integrantes davam autógrafos, e provocava todos no público a cantar músicas da banda. As pessoas cantaram uma versão acapella de “Script For a Jester’s Tear”, seguida de “Gessabun”. O baterista Ian Mosley acompanhou o público por pouco tempo.

Depois de um número razoável de takes, a banda decidiu dar um tempo para o público e para “Hooks In You” e fez a apresentação improvisada de uma música em versão semi-acústica. Provocando o público, Hogarth apresentou a música como “uma canção que o Bros (1) escreveu enquanto gravávamos o nosso disco em Oxfordshire. Nós achamos tão boa que a colocamos no CD e no K7 do Seasons End”. Steve Rothery precisou de um tempo para afinal seu violão de 12 cordas, e a banda tocou uma versão muito bruta de “After Me”. Não havia teclado, e por algum motivo a banda esqueceu a seção do meio. Contudo, a banda não havia ensaiado e (como Mark apontou antes) a banda não estava equipada para tocar ao vivo, então acabou sendo um bônus para o público!

Hogarth:

“(os fãs) foram realmente maravilhosos, ralmente apoiaram. Eles foram conduzidos a esta apresentação, e eles estão ouvindo esta música que nunca ouviram antes, de sua banda favorita…com um novo vocalista que imagino que eles nem sabiam se gostavam ou não. Quando você faz um clip, você está começando e parando, tocando a mesma coisa repetidas vezes. Na terceira ou quarta vez que a música foi tocada eles já a conheciam! Eles sabiam a letra e a melodia, e eles sabiam o que eu estava fazendo…eles ficaram loucos!”

Conhecendo você…

Entre mais alguns takes de “Hooks in You” houve uma curta sessão de perguntas e respostas:

Fã: “Quando vão nos pagar?”

Steve Hogarth: “Engraçado você perguntar. Na verdade, há um barril cheio com notas de 5 ao lado da porta. E na saída você tem que tirar só uma nota. Ok, então quem quer que chegue primeiro lá tem que pensar no resto. [Para o resto da banda] Mais alguém quer dizer algo? Melhor que não seja algo estúpido como isto!”

Fã: “Quem está escrevendo as novas músicas?”

Steve Hogarth: “É muito difícil responder esta pergunta. Basicamente, o que aconteceu quando o Fish deixou a banda [vaias do público]…está tudo bem, na verdade nós somos bons amigos! Os rapazes escreveram muitas músicas, durante o ano em que procuravam por alguém pequeno o suficiente para cantar. Então a música foi composta por Ian, Pete, Mark e Steve. E um cara chamado John Helmer (que é muito talentoso) escreveu uma boa porção de letras no disco, provavelmente metade. Então eles trombaram comigo, e eu escrevi mais um monte de letras. Eu escrevi uma ou duas músicas.”

Fã: “Você vai cantar alguma das canções antigas?”

Steve Hogarth: “Nós vamos tocar muitas músicas antigas. Na verdade nós ensaiamos algumas delas e elas soam fantásticas!”

O público então cantou “Parabéhns a Você” para o fã Stuart Andrews. A banda havia lhe trazido um cartão, que foi assinado. Outro fã, chamado Mark, foi destacado por ter visto a banda mais de 100 vezes “Isto está se tornando um show da Radio One (2)”, ressaltou Mark Kelly, antes do chat se encerrar e o clip ser filmado mais algumas vezes.

Ao final da gravação, Steve estava se divertindo! “I sabia que havia potencial de diversão com o público. Meu sorriso eera autêntico, eu realmente me diverti”. O coordenador de turnê Paul Lewis descreveu Steve como “um piadista. Intelectual mas um piadista!”. No próximo fanzine da Web, Steve Rothery disse que “a banda recebeu toneladas de cartas de pessoas que realmente se divertiram”. Em troca, a banda aproveitou a oportunidade de agradecer todos pelo suporte. No horizonte havia o lançamento do Seasons End e uma tour européia para promovê-lo.

O clip finalizado

O vídeo de “Hooks in You” pode ser visto no DVD do Marillion From Stoke Row to Ipanema e está disponível também no YouTube:

No YouTube também estão disponíveis uma série de clips relacionados:

“Hooks in You” no Top of the Pops da BBC, com a banda usando as mesmas roupas da filmagem do clip. Não é um vídeo de alta qualidade, mas é interessante:

Uma versão ao vivo filmada pelo programa Rock Steady do Channel 4 em Leicester De Montfort. O show completo também está disponível no DVD From Stoke Row to Ipanema:

Uma estranha animação do clip de “Hooks In You”, com figuras de Lego!

Bibliografia

Marillion – DVD From Stoke Row to Ipanema DVD, disponível em http://www.marillion.com/music/dvd/stokerow.htm

Metal Hammer Magazine: “Summer Season” de Mark Day, 18 de Setembro de 1989

Marillion / Separated Out – The complete history 1979-2002 de Jon Collins

RAW Magazine: “Marillion Back in Business” de Dave Dickson, 20 de Setembro de 1989

The Web (Marillion fanzine) de Shaun Ryan, Verão de 1989

Marillion – Best of Both Worlds CD (liner notes)

The Web UK Magazine – “Well Seasoned”, Outono de 2006

Marillion, Brixton Academy – gravação 01/08/89

Filmagem de “Hooks in You”: http://www.silhobbit.com/silweb/Archives/1_hooks_in_you.htm

Notas

(1) Bros é uma boy band inglesa de muito sucesso na época que o clip de “Hooks In You” foi gravado.

(2) Programa de rádio da BBC.

Tim Glasswell – Dezembro 2009

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s