[resenha] Snow de Cologne (DVD) / Happiness Is Cologne (CD)

Alguns meses após lançar o CD ao vivo Happiness Is Cologne, o Marillion lançou, como DVD de Natal para membros da Web de todos os países o Snow de Cologne. Os dois materiais foram tirados do mesmo show, no EWerk, em Colônia (ou Koln ou Cologne, como preferir), no dia 26 de novembro de 2008.

Previsto para ser lançado como um especial da TV alemã, depois como produto oficial  e finalmente como presente de Natal, o DVD é certamente um dos melhores já lançados pela banda, com um setlist que atende a necessidade promocional do – então – novo disco e músicas antigas o suficiente para não deixar ninguém na vontade. A não ser, claro, que você ache ainda estamos em 1986 (rs).

Uma das coisas mais fascinantes do Marillion atualmente é a capacidade da banda de ser focada em qualidade. Como em qualquer empresa (e uma banda não deixa de ser uma empresa), a preocupação com a qualidade do que é oferecido ao cliente (ou fã) funciona em dois níveis: primeiro, no nível de fazer a pessoa sentir que o dinheiro gasto está valendo e segundo, o fato desta pessoa saber que seu fornecedor está provendo uma preocupação com sua experiência ao usar o produto.

Este show deveria ser lançado em DVD oficial, em varejo, tamanha a qulidade de som e imagem. Porém, a banda não achou bom o suficiente para tanto. Verdade, não chega ao 10 de um Somewhere In London, mas é acima da média do mercado. Mas, como o alto padrão de qualidade falou mais alto, ele foi descartado pela banda, só utilizado como DVD de Natal da Web UK (e suas filiais) por pressão dos próprios fãs.

Mesmo fora do padrão da banda, Snow de Cologne vale muito mais que a inscrição para o FC. É um show fenomenal, de uma noite inspirada da banda, que marca com classe o único registro em vídeo oficial da tour do Happiness Is The Road.

O disco novo foi representado pelo que há de melhor nos dois volumes, começando muito bem com “Dreamy Street / This Train Is My Life”, um versão que só reforça o quão acertado foi trocar a introdução dos primeiros shows da tour por esta. Porém, “Nothing Fills The Hole / Wake Up” é quase que indispensável nestes shows, muito bem executada, assim como “Asylum Satellite #1”, “Essence” e “Whatever Is Wrong With You” (excelente!).

“The Man From The Planet Marzipan” é uma exceção: não consigo gostar dela ao vivo, talvez pela pilha de efeitos da versão de estúdio que – mesmo com samplers – não consegue ser reproduzida a contento. A segunda parte fica vazia, esquisita.

Das músicas antigas da banda, grande destaque para “Out Of This World”, com o vídeo do telão (que pode ser visto aqui) muito bem capturado pelas câmeras da TV alemã, tornando a performance ainda mais poderosa que o normal. “Three Minute Boy” acabou ressucitando nesta tour, especialmente depois que o Steve Hogarth achou o ponto certo de singalong para interagir com o público, e “Neverland”, presente em quase todos os materiais ao vivo da banda após o Marbles, aparece em uma de suas melhores versões.

Um dos grandes méritos do DVD é capturar o desfecho com “Happiness Is The Road”, com a belíssima sacada de deixar o público cantando o refrão repetidamente, com a banda deixando a música aos poucos. Um momento brilhante, e uma maneira bem diferente de terminar uma apresentação.

O DVD é um dos presentes mais bacanas que a banda já ofereceu. Com qualidade de material “oficial”, a banda dá mais evidências de seu firme gerenciamento da carreira, cuidando da base de fãs com produtos de alta qualidade e padrões de exigência que parecem excessivos para muitos mas que são extremamente bem-vindos para seu público. Que venha mais.

Todas as fotos deste post : schmaecky.

Anúncios

3 Respostas para “[resenha] Snow de Cologne (DVD) / Happiness Is Cologne (CD)

  1. Pingback: [resenha] Snow de Cologne (DVD) / Happiness Is Cologne (CD … – script·

    • Olha, até onde eu sei era adquirido para quem se juntasse ao Fã-Clube até o final do ano passado. mas não custa você ir lá no site e perguntar se eles ainda têm cópias disponíveis para quem se associar ao FC agora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s